Portes Grátis em Encomendas Iguais ou Superiores a 40€ em Portugal Continental e Ilhas!

Bolas de Berlim com Recheio de Doce de Leite Cremoso

Escrito em 10 de março de 2023

Bolas de Berlim com Recheio de Doce de Leite Cremoso

Bolas de Berlim com Recheio de Doce de Leite Cremoso

INGREDIENTES

Massa Mãe:

5 gr  de levedura fresca

5 gr de levedura fresca

180 ml de água a 20ºC

165 gr de farinha de trigo tipo 65

110 gr de farinha de trigo tipo 55

Massa:

150 gr de farinha de trigo tipo 65

100 gr de farinha de trigo tipo 55

10 gr de sal fino

65 gr de açúcar fino

5 gemas

60 gr de levedura fresca

60 ml de leite gordo

65 gr de manteiga em cubos

Para fritar:

Óleo para fritar q.b.

Papel vegetal

Recheio:

400 gr de leite condensado cozido

400 gr de leite condensado

400 ml de natas cremosas

30 gr de manteiga sem sal

Para polvilhar:

Açúcar em pó q.b.

 

PREPARAÇÃO

1. Comece por preparar a massa mãe, numa taça grande desfaça a levedura fresca, adicione a água e dissolva. Peneire as farinhas, junte ao preparado e misture bem até obter uma massa. Cubra com película aderente e deixe levedar por duas horas.

2. Quando a massa mãe estive pronta comece a preparar a massa das bolas de Berlim. Numa taça junte a massa mãe com as farinhas peneiradas, o sal, o açúcar, as gemas e a levedura fresca dissolvida no leite. Amasse bem até que a massa comece a descolar da taça. Quando a massa atingir esse ponto, adicione aos poucos a manteiga. Amasse até incorporar toda a manteiga, de modo a obter uma massa homogénea e lisa. Tape com película aderente e deixe levedar por duas horas ou até que a massa duplique de volume.

3. Enquanto a massa leveda prepare o creme para rechear as bolas de Berlim, numa caçarola com cabo junte todos os ingredientes do recheio e leve ao lume médio, mexa sem parar com a ajuda de uma espátula de silicone. O recheio está pronto assim que consiga formar um rasto e ver o fundo da caçarola. Transfira-o para uma taça e cubra com película aderente em contacto com o creme. Deixe arrefecer.

4. Assim que a massa esteja pronta, retire-a da taça e disponha-a sobre uma superfície enfarinhada. Com a ajuda de um rolo estenda a massa com cerca de 2 a 3 centímetros de altura. Com a boca de um copo corte círculos ao longo da massa e coloque-os sobre quadrados de papel vegetal. Cubra com um pano limpo e deixe levedar por mais uma hora ou até que dupliquem de tamanho.

5. Numa caçarola grande aqueça o óleo até 160ºC, frite duas a três bolas de cada vez. Coloque-as no óleo juntamente com o papel vegetal e com a ajuda de uma pinça retire o papel. Por norma demoram 10 a 15 minutos a ficaram bem fritas, vire a meio da fritura para que cozinhem uniformemente dos dois lados. Com a ajuda de uma escumadeira retire as bolas do óleo e escorra-as sobre papel de cozinha.

6. Coloque o recheio numa seringa decoradora com um bico de rechear e recheie cada uma das bolas. Polvilhe com açúcar em pó e delicie-se com esta receita bem gulosa.

  

O que vai precisar para fazer as suas Bolas de Berlim com Recheio de Doce de Leite Cremoso:

Clique nas imagens abaixo para ver os produtos: