Portes Grátis em Encomendas Iguais ou Superiores a 40€ em Portugal Continental e Ilhas!

Bolo Rei

Escrito em 05 de janeiro de 2024

Bolo Rei

Bolo Rei

INGREDIENTES

Massa:

600 gr de farinha de trigo sem fermento

20 gr de fermento de padeiro

100 ml de leite

100 gr açúcar de açúcar branco

100 gr de manteiga

5 ovos

4 colheres de sopa de vinho do Porto

150 gr de frutas cristalizadas picadas

100 gr de sultanas

100 gr de pinhões

200 gr de miolo de noz

100 gr de amêndoa laminada

100 gr de amêndoa em palitos

2 laranjas

1 colher de café de sal fino

Para Decorar:

Frutos cristalizados em fatias

Açúcar em pó

 

PREPARAÇÃO

1. Comece por picar as nozes, transfira-as para uma taça e adicione as amêndoas aos palitos, os pinhões, as sultanas, as frutas cristalizadas e o vinho do Porto. Envolva com uma espátula de silicone, tape e deixe marinar por pelo menos 1 hora.

2. Noutra taça adicione o leite morno e dissolva o fermento. Sobre um tapete de silicone despeje a farinha e abra uma cova. Coloque no centro a manteiga amolecida, 4 ovos, o açúcar o sal, a mistura do fermento com o leite e rale com a ajuda de um ralador raso a rapas das duas laranjas. Misture todos os ingredientes e amasse com as mãos até obter uma massas lisa, homogénea e que descole facilmente do tapete e das mãos.

3. Acrescente a mistura dos frutos secos e cristalizados e o restante vinho do Porto. Volte a amassar até todos os ingredientes estarem incorporados. Faça uma bola com a massa e coloque numa taça limpa, polvilhada com farinha. Cubra com um pano ou pelicula aderente e deixe levedar num sítio quente até triplicar de tamanho. Cerca de 3 horas.

4. Quando a massa estiver pronta, sobre um tapete de silicone limpo, faça um rolo com a massa e una as duas pontas formando uma anel. O furo central deve ter cerca de 10 centímetros de diâmetro. Transfira o tapete com a massa para uma placa para bolachas. Cubra com um pano e deixe levedar por mais 30 minutos.

5. Pincele com um ovo batido e decore com as tiras de fruta cristalizada. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até estar cozido. Se começar a dourar muito rapidamente tape com papel alumínio.

6. Antes de servir decore com açúcar em pó e surpreenda a sua família com o seu bolo rei caseiro.

 

Descubra mais receita deliciosas no nosso Instagram @grilokitchenware

 

O que vai precisar para fazer o seu Bolo Rei:

Clique nas imagens abaixo para ver os produtos: