Portes Grátis em Encomendas Iguais ou Superiores a 40€ em Portugal Continental e Ilhas!

Coroa Natalícia de Pão e Queijo Camembert

Escrito em 06 de dezembro de 2022

Coroa Natalícia de Pão e Queijo Camembert

Coroa Natalícia de Pão e Queijo Camembert

INGREDIENTES

120 ml de leite

115 gr de manteiga sem sal

100 gr + 5 gr de açúcar branco

7 gr de fermento de padeiro seco

120 ml de água morna

3 ovos L

10 gr de sal fino

850 gr de farinha de trigo sem fermento

10 gr de alecrim fresco picado

10 gr de tomilho fresco

10 gr de orégãos

25 gr de salsa fresca picada

2 gr de flocos de malagueta

80 ml de azeite

30 ml de vinagre de vinho tinto

1 queijo camembert

Flor de sal q.b.

Pimenta preta q.b.

Romã q.b.

Ramos de alecrim fresco q.b.

1 ovo para pincelar

 

PREPARAÇÃO

1. Comece por aquecer o leite numa caçarola com cabo em lume médio até levantar fervura. Deligue o lume e adicione a manteiga e 100 gr de açúcar, mexa bem.

2. Numa taça pequena junte a água morna, 5 gr de açúcar e o fermento, misture bem e deixe descansar por 10 minutos.

3. Noutra taça junte os dois preparados anteriores, 3 ovos previamente batidos, metade da farinha e o sal fino. Misture com uma colher até os ingredientes estarem bem incorporados, adicione o resto da farinha aos poucos e vá amassando com as mãos até obter uma massa lisa, elástica e homogénea. Forme uma bola e coloque-a numa taça previamente untada com óleo ou azeite, tape com película aderente e deixe levedar por duas horas ou até dobrar de tamanho.

4. Quando a massa estiver pronta retire da taça e com uma espátula corta massas dividia-a em pedaços iguais, mais ao menos do tamanho de uma bola de golfe e forma bolinhas com cada um dos pedaços. Mantenha-os sempre cobertos para que não sequem.

5. Coloque o queijo camembert no centro de uma forma de pizza e disponha as bolinhas de massa à volta do queijo até forma duas filas completas. Cubra com película aderente e coloque por cima um pano húmido. Deixe levedar por mais uma hora.

6. Numa taça pequena coloque a salsa, o tomilho, os orégãos, o azeite, o vinagre, a pimenta e os flocos de malagueta, misture bem e reserve.

7. Assim que a coroa esteja pronta, coloque metade do preparado anterior sobre o queijo e pincele a massa com um ovo batido com uma colher de água, distribua a flor de sal e o alecrim sobre cada uma das bolinhas. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por 20 a 25 minutos até estar cozida e dourada.

8. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente. Despeje o restante preparado de ervas e azeite sobre o queijo e decore a coroa com raminhos de alecrim e os bagos de romã. Uma receita perfeita para a ceia de Natal ou qualquer outra ocasião. Aproveite com quem mais gosta.

  

O que vai precisar para fazer a sua coroa natalícia de pão e queijo camembert:

Clique nas imagens abaixo para ver os produtos: