Portes Grátis em Encomendas Iguais ou Superiores a 30€ em Portugal Continental e Ilhas!

Folhado de Abóbora, Chèvre e Cebola Caramelizada

Escrito em 23 de setembro de 2022

Folhado de Abóbora, Chèvre e Cebola Caramelizada

Folhado de Abóbora, Chèvre e Cebola Caramelizada

INGREDIENTES

Folhado:
1 abóbora manteiga
Azeite q.b.
Pimentão doce q.b.
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
100 ml de natas
1 embalagem de massa folhada retangular
2 queijos chèvre (ou outro a seu gosto)
Rúcula q.b.
1 folha de papel vegetal

Cebola Caramelizada:
2 cebolas roxas
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Azeite q.b.
Sal grosso q.b.

 

PREPARAÇÃO

1. Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Corte a abóbora a meio, retire as pevides e corte em fatias com cerca de 1 cm.

2. Coloque as fatias num tabuleiro, tempere com pimenta, sal e pimentão doce. Regre com um fio de azeite e leve ao forno por cerca de 40/50 minutos ou até a abóbora estar macia.

3. Enquanto a abóbora assa comece a preparar a cebola caramelizada. Numa tábua com a ajuda de uma faca, fatie finamente as cebolas.

4. Numa frigideira grande coloque um fio de azeite e por cima a cebola, deixe cozinhar em lume médio até a cebola começar a ficar translúcida.

5. Assim que a cebola esteja mole junte o vinagre balsâmico, o açúcar e uma ou duas pitadas de sal. Baixe o lume e deixe reduzir até à consistência de uma compota, cerca de 25 minutos.

6. Quando a abóbora estiver pronta, retire a casca e coloque numa picadora ou processador juntamente com as natas, bata bem até obter um creme cremoso. Prove e retifique os temperos com um pouco de sal e pimenta se necessário.

7. Pegue numa placa de forno e disponha a folha de papel vegetal e por cima a massa folhada. Com um rolo da massa com bicos, pique a massa deixando uma borda com cerda 1.5 cm. Leve ao forno a 200ºC por 15 minutos.

8. Assim que a massa esteja pronta comece por espalhar o creme de abóbora, em seguida disponha aleatoriamente o queijo em rodelas ou cubos. Leve novamente ao forno por 15 minutos ou até o queijo estar derretido.

9. Retire do forno e espalhe por cima a cebola caramelizada e a rúcula fresca. Corte em fatias e delicie-se.

 

O que vai precisar para fazer o seu folhado de abóbora:

Clique nas imagens abaixo para ver os produtos:


×