Portes Grátis em Encomendas Iguais ou Superiores a 30€ em Portugal Continental e Ilhas!

Rolinhos de Abóbora e Canela

Escrito em 23 de setembro de 2022

Rolinhos de Abóbora e Canela

Rolinhos de Abóbora e Canela

INGREDIENTES

 

Puré de Abóbora:

1 abóbora bolina

Massa:

7 gr de fermento de padeiro seco

150 ml  de leite gordo

50 gr de açúcar mascavado

565 gr de farinha de trigo sem fermento tipo 65

1 colher de chá de sal fino

1 colher de chá de canela em pó

140 gr de puré de abóbora

2 ovos batidos

1 colher de chá de aroma de baunilha

120 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente

Óleo q.b.

Papel vegetal

Recheio:

225 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente

360 gr de açúcar mascavado

115 gr de puré de abóbora

2 colheres de sopa de canela em pó

1 pitada de sal fino

Cobertura:

260 gr de açúcar pó

30 gr de manteiga derretida

1 colher de chá de aroma de baunilha

60 ml de leite

 

PREPARAÇÃO

1. Comece por fazer o puré de abóbora, pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel de alumínio.

2. Corte a abóbora a meio, retire as sementes e coloque sobre o tabuleiro com a parte cortada virada para baixo. Leve ao forno por cerca de 50/60 minutos ou até a abóbora estar macia.

3. Assim que esteja pronta com uma colher retire a polpa e triture-a num processador ou com a ajuda de uma varinha mágica até ficar bem cremosa.

4. Numa caçarola larga, em lume médio, coloque o puré de abóbora e deixe reduzir de maneira a perder o excesso de água, mexa com frequência para não queimar. Este processo demora cerca de 40 minutos. A cor vai ficar ligeiramente mais escura e o puré mais pastoso e denso.

5. Para a massa, junte numa taça grande o leite morno com, o fermento e 2 colheres de sopa de açúcar. Misture bem e deixe o fermento ativar por cerca de 15 minutos.

6. Numa batedeira com o gancho, misture o restante açúcar com a farinha, o sal e a canela.

7. Adicione 140 gr de puré de abóbora, os ovos, a baunilha e o preparado anterior do fermento com o leite. Misture lentamente por 2/3 minutos, até que a massa se comece a juntar. Aumente a velocidade da batedeira para média e bata por mais 5/7 minutos ou até a massa estar macia e lisa.

8. Baixe a velocidade e pouco a pouco junte a manteiga, deixando incorporar bem entre cada pedaço de manteiga. Assim que a massa tiver absorvido toda a manteiga, volte a aumentar a velocidade para média e bata por mais 5 minutos ou até a massa estar bem fofa.

9. Transfira a massa para uma taça previamente untada com óleo, cubra com película aderente e leve ao frigorífico no mínimo por 3 horas, idealmente de um dia para o outro.

10. Quando a massa estiver pronta comece a preparar o recheio. Numa taça misture a manteiga com o açúcar, o puré de abóbora, a canela e o sal.

11. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo forme um retângulo. Espalhe o recheio com uma espátula de barrar uniformemente. Enrole a massa num rolo apertado começando pelo lado mais comprido.

12. Coloque o rolo num tabuleiro forrado com papel vegetal, se necessário divida em dois rolos e coloque-os no tabuleiro lado a lado. Cubra com película aderente e leve ao congelador por 20 minutos para obter um corte limpo (pode saltar este passo se sentir que a sua massa está fria o suficiente).

13. Retire a massa do congelador e com uma faca afiada corte em rodelas do mesmo tamanho. Disponha os rolos lado a lado com a parte circular virada para cima. Cubra com película aderente e deixe levedar por mais 1 hora.

14. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até estarem cozidos e dourados.

15. Para a cobertura junte todos os ingredientes numa taça e misture bem. Espere 15 minutos antes de pincelar sobre os rolinhos acabados de cozer. Acompanhe com um chá e disfrute com quem mais goste.

 

O que vai precisar para fazer os seus rolinhos de abóbora e canela:

Clique nas imagens abaixo para ver os produtos:


×